Tezacaftor + Ivacaftor é um medicamento de prescrição usado para o tratamento da fibrose cística (FC) em pacientes com 12 anos de idade ou mais que tenham duas cópias da mutação F508del, ou que tenham uma cópia da mutação F508del e pelo menos uma das seguintes mutações no gene da FC: P67L, D110H, R117C, L206W, R352Q, A455E, D579G, 711+3A→G, S945L, S977F, R1070W, D1152H, 2789+5G→A, 3272-26A→G, e 3849+10kbC→T.
Converse com seu médico para saber se você tem uma mutação indicada no gene da FC.
Quais as contraindicações do Tezacaftor + Ivacaftor?
Tezacaftor + Ivacaftor não deve ser tomado por pacientes alérgicos ao tezacaftor, ivacaftor ou quaisquer outros componentes deste medicamento.
Sempre utilize este medicamento conforme indicado pelo seu médico. Converse com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose recomendada
Seu tratamento normalmente incluirá dois comprimidos diferentes:
- Pela manhã, tome um comprimido amarelo (tezacaftor/ivacaftor), gravado com ‘V100’;
- À noite, tome um comprimido azul claro (ivacaftor), gravado com ‘V150’.
Tome estes comprimidos com um intervalo entre as doses de aproximadamente 12 horas.
Os dois comprimidos devem ser tomados com alimento contendo gorduras. Carnes ou lanches que contêm gordura incluem aqueles preparados com manteiga ou óleos/azeites ou aqueles contendo ovos.
Outros alimentos gordurosos são:
- Queijos, leite integral, laticínios integrais, iogurte, chocolate;
- Carnes, peixes ricos em gordura;
- Abacate, homus, produtos à base de soja (tofu);
- Castanhas, barras ou bebidas nutritivas contendo gorduras.
Os comprimidos devem ser tomados por via oral.
Engula o comprimido inteiro.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Você deve continuar tomando todos os outros medicamentos, a não ser que seu médico peça para parar.
Se você tiver problemas hepáticos
Sejam moderados ou graves, seu médico poderá reduzir a dose de seus comprimidos, porque seu fígado não irá processar o medicamento tão rapidamente como deveria.
Se você parar de tomar Tezacaftor + Ivacaftor
Seu médico irá dizer por quanto tempo você precisa continuar tomando Tezacaftor + Ivacaftor. É importante continuar usando este medicamento regularmente. Não altere nada, a não ser que seu médico peça.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Como com qualquer medicamento, este medicamento também pode causar reações adversas, embora nem todo mundo os apresente.
Possíveis sinais de problemas hepáticos
Enzimas hepáticas elevadas no sangue podem ser observadas em pacientes com FC, incluindo pacientes tratados com Tezacaftor + Ivacaftor bem como em monoterapia com ivacaftor. Estes podem ser sinais de problemas hepáticos:
- Dor ou desconforto na área direita superior do estômago (área abdominal);
- Amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos;
- Perda de apetite;
- Náusea ou vômito;
- Urina escura.
Fale com seu médico imediatamente se você apresentar quaisquer destes sintomas.
Reações adversas muito comuns (pode afetar mais de 1 em 10 pessoas):
Reações adversas comuns (pode afetar até 1 em 10 pessoas):
- Enjoo (náusea);
- Nariz entupido (congestão sinusal);
- Tontura.
Reações adversas em crianças e adolescentes
- Opacidade no cristalino dos olhos (catarata), sem qualquer efeito na visão, ocorreu em algumas crianças e adolescentes que receberam este tratamento.
Converse com seu médico imediatamente, se você notar alterações incomuns em um ou nos dois olhos.
Outras reações adversas em crianças e adolescentes, exceto cataratas, são semelhantes com aquelas observadas em adultos.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tezacaftor + Ivacaftor maior do que a recomendada?
Entre em contato com seu médico ou farmacêutico para aconselhamento. Se possível, leve este medicamento e bula com você. Você pode apresentar reações adversas, incluindo os mencionados no item “Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tezacaftor + Ivacaftor?”.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tezacaftor + Ivacaftor com outros remédios?
Converse com seu médico ou farmacêutico se você está tomando, tiver tomado recentemente, ou deverá tomar qualquer outro medicamento. Alguns medicamentos podem afetar como Tezacaftor + Ivacaftor age ou aumentar as chances de ocorrerem reações adversas.
Em particular, converse com médico se você tomar quaisquer dos medicamentos listados abaixo. Seu médico poderá alterar a dose de algum dos medicamentos, caso você usar algum deles:
- Medicamentos antifúngicos (usados para o tratamento de infecções fúngicas). Estes incluem cetoconazol, itraconazol, posaconazol, voriconazol e fluconazol;
- Medicamentos antibióticos (usados para o tratamento de infecções bacterianas). Estes incluem telitromicina, claritromicina, eritromicina, rifampicina e rifabutina;
- Medicamentos anticonvulsivantes (usados para o tratamento de epilepsia e convulsões epilépticas ou crises convulsivas). Estes incluem fenobarbital, carbamazepina e fenitoína;
- Produtos à base de plantas. Estes incluem hipérico, ou também conhecida como erva-de-são-joão (Hypericum perforatum);
- Imunossupressores (usados após transplante de órgãos). Estes incluem ciclosporina, tacrolimo, sirolimo e everolimo;
- Glicosídeos cardíacos (usados para o tratamento de algumas condições cardíacas). Estes incluem digoxina;
- Medicamentos anticoagulantes (usados para evitar coágulos de sangue). Estes incluem varfarina;
- Medicamentos para diabetes. Estes incluem glimepirida e glipizida.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Quais cuidados devo ter ao usar o Tezacaftor + Ivacaftor?
Converse com seu médico se você tiver problemas hepáticos, ou se já apresentou estes problemas anteriormente. Seu médico pode precisar ajustar a sua dose.
Seu médico irá realizar exames de sangue para verificar seu fígado antes e durante o tratamento com Tezacaftor + Ivacaftor, principalmente se você tiver apresentado enzimas hepáticas elevadas no passado. Enzimas hepáticas elevadas no sangue foram observadas em pacientes com FC, incluindo pacientes tratados com Tezacaftor + Ivacaftor bem como em monoterapia com ivacaftor.
Converse com seu médico imediatamente se apresentar quaisquer sintomas de problemas hepáticos. Os sintomas a seguir são exemplos de sinais de problemas hepáticos:
- Dor ou desconforto na área direita superior do estômago (área abdominal);
- Amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos;
- Perda de apetite;
- Náusea ou vômito;
- Urina escura.
Seu médico poderá realizar exames oftalmológicos antes e durante o tratamento com Tezacaftor + Ivacaftor.
Foi observada opacidade no cristalino dos olhos (catarata) sem qualquer efeito sobre a visão em algumas crianças e adolescentes que receberam este tratamento.
Crianças
Tezacaftor + Ivacaftor não deve ser usado em crianças com menos de 12 anos de idade. Não se sabe se Tezacaftor + Ivacaftor é seguro e eficaz em crianças com menos de 12 anos.
Gravidez e amamentação
Se você estiver grávida ou amamentando, achar que está grávida ou planejando engravidar, aconselhe-se com seu médico antes de tomar este medicamento.
Gravidez
Pode ser melhor evitar este medicamento durante a gravidez. Seu médico ajudará a decidir o que é melhor para você e seu filho.
Não foram conduzidos estudos adequados e bem controlados de Tezacaftor + Ivacaftor em grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Amamentação
Não se sabe se tezacaftor ou ivacaftor passa para o leite materno. Seu médico irá considerar o benefício da amamentação à criança e o benefício do tratamento a você para ajudar a decidir se a amamentação ou o tratamento deverá ser interrompido.
Dirigir e operar máquinas
Tezacaftor + Ivacaftor pode causar tonturas. Não dirija ou opere máquinas enquanto estiver usando este medicamento a menos que tenha certeza que não está afetado.
Lactose
Atenção: Este medicamento contém açúcar (lactose), portanto, deve ser usado com cautela em pacientes com Diabetes.
Os comprimidos revestidos de Tezacaftor + Ivacaftor (comprimidos de ivacaftor) contêm uma quantidade muito pequena de lactose. Converse com seu médico, caso tenha intolerância à lactose ou Diabetes.
Qual a ação da substância Tezacaftor + Ivacaftor?
Tezacaftor + Ivacaftor contém duas substâncias ativas, tezacaftor e ivacaftor. Este medicamento ajuda as células pulmonares a trabalharem melhor em alguns casos de fibrose cística (FC). A FC é uma condição hereditária na qual os pulmões e o sistema digestivo podem ser tornar obstruídos com muco espesso e viscoso.
Tezacaftor + Ivacaftor atua em uma proteína chamada CFTR (regulador da condutância transmembrana da fibrose cística), que pode estar comprometida em pessoas com FC. Ivacaftor faz com que a proteína funcione melhor enquanto que o tezacaftor aumenta a quantidade de proteínas na superfície celular.
Tezacaftor + Ivacaftor trata a causa subjacente da FC e ajuda na respiração ao melhorar a função pulmonar. Você também poderá notar que não ficará doente com tanta frequência e/ou que está mais fácil ganhar peso.
Interação alimentícia: posso usar o Tezacaftor + Ivacaftor com alimentos?
Evite alimentos ou bebidas que contenham toranja (grapefruit), carambola ou laranjas de Sevilha (geleia de laranja) durante o tratamento, uma vez que podem aumentar as reações adversas de Tezacaftor + Ivacaftor ao aumentar a quantidade de Tezacaftor + Ivacaftor em seu organismo.
Fontes consultadas
- Bula do Paciente do Medicamento Symdeko®.