Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar é usada para alívio temporário da irritação, vermelhidão e ardor devidos ao olho seco, para o alívio temporário do desconforto devido a pequenas irritações do olho ou a exposição ao sol.
Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar é contraindicado para pacientes que apresentem alergia ao macrogol, propilenoglicol, hidroxipropilguar e a qualquer um dos componentes da fórmula.
Categoria de risco na gravidez: C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar deve ser utilizado exclusivamente nos olhos.
Não utilizar Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar caso haja sinais de violação e/ou danificações no frasco.
Não encostar a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar contaminação do frasco e da solução.
Lavar as mãos. Com a cabeça inclinada para trás, puxar suavemente a pálpebra inferior para baixo.
Gotejar uma ou duas gotas, enquanto estiver olhando para cima. Soltar a pálpebra e tentar manter o olho aberto sem piscar por alguns segundos. Instilar uma ou duas gotas sempre que necessário.
Efeitos adversos comuns podem incluir:
Irritação ou queimação ocular, prurido ou vermelhidão ocular, olhos marejados, visão embaçada ou gosto desagradável na boca.
Procure orientação médica se apresentar algum destes sinais de reação alérgica:
Urticária; dificuldade em respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Não há dados disponíveis em casos de superdosagem humana com o uso de Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar. Devido às características da presente preparação, nenhum efeito tóxico é esperado com uma superdose ocular deste produto, nem em caso de ingestão acidental do conteúdo do conteúdo de um frasco.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Não são conhecidas interações com outros medicamentos.
- Exclusivamente para uso externo;
- Não utilize esse produto se for alérgico a qualquer um dos componentes da fórmula;
- Para evitar contaminação não toque o conta-gotas do frasco em nenhuma superfície;
- Tampar após o uso;
- Caso ocorra dor, alterações na visão, vermelhidão ou irritação, ou se o desconforto ocular persistir por mais de 72 horas, interrompa o uso do produto e consulte seu oftalmologista;
- Não utilize se o lacre de segurança estiver violado ou ausente;
- Manter fora do alcance das crianças;
- Em caso de ingestão, consultar um médico;
- Remover as lentes de contato antes do uso;
- Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar é uma solução incolor, não utilizar se estiver turva ou com coloração alterada.
Gravidez e lactação
Não há dados sobre o uso de Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar durante a gravidez e lactação em humanos.
Categoria de risco na gravidez: C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pacientes pediátricos
A segurança e a eficácia de Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar não foram avaliadas em pacientes pediátricos.
Pacientes idosos
Não foram observadas diferenças em relação à segurança e eficácia do medicamento entre pacientes idosos e adultos.
Pacientes que utilizam mais de um medicamento oftálmico
Quando mais de um colírio estiver sendo utilizado pelo paciente, deve ser respeitado o intervalo de pelo menos cinco minutos entre a administração dos medicamentos.
Interferência na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Se os pacientes apresentarem visão borrada transitória, devem ser advertidos a esperar até que a visão normalize antes de conduzir ou utilizar máquinas.
Após aberto, o frasco plástico gotejador de 5 mL e 15 mL é válido por 30 dias.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Resultados de Eficácia
Davitt e colaboradores publicaram um estudo para avaliar a eficácia e segurança de soluções oftálmicas. O controle foi realizado com solução contendo carmelose e o produto teste, solução contendo polietilenoglicol e hidroxipropilguar.
Realizou-se um estudo prospectivo, duplo cego e comparativo, que incluiu 113 pacientes adultos, randomizados em 2 grupos numa relação de 1:1 para receber o produto controle ou o produto teste por 6 semanas. Foram avaliados a segurança e eficácia.
Na análise por intenção de tratar foram incluídos 105 pacientes, 52 para o grupo controle e 53 para o grupo teste. Na avaliação de eficácia para os efeitos na córnea, os pacientes do grupo teste apresentaram escore significativamente mais baixo que os pacientes do grupo controle no dia 14 com p = 0,0009 e no dia 42, p = 0,0106. Para os efeitos na conjuntiva, no dia 28 uma diferença significativa com p = 0,0475 e no dia 42 diferença com p = 0,0009. Os pacientes também relataram melhora significante nos sintomas relaciona-dos a secura, coceira e queimação. Os autores concluem que a solução teste reduz significativamente os escores e coloração da córnea e conjuntiva, os sintomas e a severidade da doença.
Referências:
Davitt WF, Bloomenstein M, Christensen M, Martin AE. Efficacy in patients with dry eye after treatment with a new lubricant eye drop formulation. Journal of Ocular Pharmacology and Therapeutics. 2010 Aug;26(4):347–53.
Hartstein e colaboradores avaliam a eficácia do polímero de hidroxipropilguar (HP-Guar) lubrificante gelificante, na redução dos sinais e sintomas em pacientes com olho seco que exibiram sinais e sintomas moderados. Estudo aberto, multicêntrico com 168 voluntários com idade média de 68 anos. Para serem incluídos, os pacientes tinham que ter uma pontuação total na avaliação da córnea maior ou igual a 4 em pelo menos um olho. Também tinham que referir sintomas suficientes para a indicação de colírios. Os pacientes utilizavam gotas das soluções oftálmicas por 7 dias e eram examinados no dia 28. A cada visita, a conjuntiva e a córnea eram avaliadas e medidas quando ao escore.
Sintomas também eram questionados. Após 28 dias de uso da gota teste, houve uma redução estatisticamente significativa na coloração da córnea (p <0,0001).
Noventa e quatro por cento dos pacientes melhoraram a partir da linha de base, com redução média na coloração da córnea total de 4,1 unidades (0-15 escala total) (62%). A coloração da conjuntiva também melhorou significativamente (p <0,0001) com uma redução total média de 3,1 (59%). Pacientes experimentaram alívio sintomático estatisticamente significativo do dia 0 ao dia 28 para todas as questões sobre o desconforto ocular (p <0,0001). Os resultados apresentados mostraram efetividade dos compostos utilizados na solução oftálmica para o tratamento do olho seco e redução dos sintomas.
Referências:
Hartstein I, Khwarg S, Przydryga J. An open-label evaluation of HP‐Guar gellable lubricant eye drops for the improvement of dry eye signs and symptoms in a moderate dry eye adult population. Current Med-ical Research and Opinion. 2005 Feb;21(2):255–60.
Características Farmacológicas
Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar promove a formação de uma rede de polímero sobre a superfície ocular. Esta rede se espalha sobre a córnea e conjuntiva e, em conjunto com os agentes demulcentes, lubrifica o olho durante o piscar, melhora a estabilidade do filme lacrimal, e retarda a dessecação filme lacrimal.
Macrogol + Propilenoglicol + Hidroxipropilguar é um produto que contêm hidroxipropilguar, um polímero com propriedades lubrificantes que alivia os sinais e sintomas associados ao olho moderadamente seco.
Contém também na sua composição propilenoglicol e macrogol, demulcentes que protegem as membranas mucosas e aliviam as irritações oculares.