Ofertas do dia da Amazon!

Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol: bula, para que serve e como usar

Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol é destinado ao alívio temporário da congestão nasal e tosse associadas a gripes e resfriados.

Quais as contraindicações do Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol?

Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol é contraindicado para uso por pacientes alérgicos a um ou mais componentes do medicamento.

Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade.

Adultos e crianças acima de 2 anos de idade

Friccione 4 cm de bálsamo sobre o peito e o dorso. Não aplique o bálsamo diretamente nas narinas ou no rosto. Repita 3 a 4 vezes ao dia. O limite máximo diário de administração do medicamento é de 4 aplicações por dia.

Podem raramente ocorrer ardor no local da aplicação devido a irritação na pele.

Em pacientes com hipersensibilidade a um ou mais componentes do medicamento podem ocorrer prurido, erupção cutânea, edema ou irritação na pele.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância SanitáriaNOTIVISA, disponível em ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol maior do que a recomendada?

Em caso de ingestão acidental pode ocorrer irritação gastrintestinal, náusea e vômito, cólica, cefaleia, sensação de calor e anúria.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol com outros remédios?

O uso de guaifenesina pode falsamente elevar o teste do ácido vanilmandélico (VMA) para catecolaminas. Na necessidade de realização do teste, deve-se orientar o usuário de guaifenesina a descontinuar o uso da mesma 48 horas antes da coleta de urina para o teste.

Quais cuidados devo ter ao usar o Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol?

Apenas para uso externo. Evite o contato com os olhos. Não ingira ou aplique nas narinas.

Tosse persistente pode ser sinal de uma condição mais séria. Se a tosse ou outros sintomas ainda persistirem por mais de uma semana ou vierem acompanhados de febre, erupções cutâneas, dor de cabeça contínua ou dor de garganta, deve ser feita uma avaliação médica.

Em casos de tosse persistente ou crônica causada por asma, fumo, bronquite crônica ou enfisema ou em casos de tosse acompanhada de muito muco, o acompanhamento médico é necessário. Não aplique sobre feridas ou lesões da pele.

Categoria de risco na gravidez: C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a ação da substância Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol?

Resultados de Eficácia


O eucaliptol (ácido terpênico) é o principal componente do óleo essencial do eucalipto (Eucaliptus sp). Sua principal atividade farmacológica ocorre no aparelho respiratório, desempenhando ação expectorante, fluidificante e antisséptica. Um estudo randomizado avaliando o eucaliptol como terapêutica concomitante a diversos tratamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) evidenciou que ele reduz a chance de exacerbação do quadro e também a dispneia. Além disso, provou melhorar a função pulmonar e o estado geral de saúde. Os autores sugerem que o eucaliptol seja um controlador de mediadores inflamatórios, intervindo diretamente na fisiopatologia da inflamação das vias aéreas.

Já o mentol é extraído do óleo essencial da menta (Mentha piperita) e possui ação analgésica em mucosas. O mentol é indicado no tratamento dos sintomas da gripe, bronquite, sinusite e condições similares.

A cânfora, por sua vez, é extraída do óleo volátil existente no tronco da árvore Cinnamomum camphora, mas também pode ser sintetizada. É utilizada em disfunções respiratórias devido às propriedades antiespasmótica e secretolítica (brônquios). Esses óleos aromáticos voláteis têm sido amplamente utilizados no tratamento sintomático das infecções do trato respiratório.

Por fim, o guaiacol é conhecido pela atividade expectorante por mais de cem anos. A atividade anti-inflamatória foi constatada em estudo clínico envolvendo 40 pacientes com doenças broncopulmonares. O guaiacol é um componente de numerosas preparações para tosse disponíveis no mundo todo. É classificado como expectorante por acreditar-se que promova aumento do volume de catarro e diminuição de sua viscosidade, resultando em tosse efetiva.

Referências

Worth H, Schacher C, Dethlefsen U. Concomitant therapy with Cineole (Eucalyptole) reduces exacerbations in COPD: a placebo-controlled double-blind trial. Respir Res. 2009 Jul 22; 10:69.
Patel T, Ishiuji Y, Yosipovitch G. Menthol: a refreshing look at this ancient compound. J Am Acad Dermatol. 2007 Nov; 57(5):873-8.
Drugdex Evaluations Camphor. Disponível em: . Acesso em 01/2010.
Drugdex Evaluations Guaiacol. Disponível em: . Acesso em 01/2010.

Características Farmacológicas


Os óleos etéreos de Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol têm ação anti-inflamatória, secretolítica, secretomotora e antisséptica nos órgãos respiratórios. Estimulam a circulação e a respiração, assumindo importância na expectoração de pacientes acamados.

O guaiacol possui atividade expectorante mucolítica através do aumento de volume e da redução da viscosidade de secreções, na traqueia e nos brônquios.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Transpulmin Bálsamo.

Doenças relacionadas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem