Cálcio Aminoácido Quelato é indicado como complemento nutricional e terapêutico, podendo ser utilizado em situações, tais como:
Prevenção de baixa densidade óssea (nas crianças), hipocalcemia (em recém-nascidos e adolescentes), raquitismo, prevenção de cáries dentárias, complemento nutricional para uma adequada maturação óssea, tratamento auxiliar na desminerização óssea, osteomalácia, suplemento de cálcio na gestação e lactação.
Quais as contraindicações do Cálcio Aminoácido Quelato?
Cálcio Aminoácido Quelato está contraindicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao Cálcio Aminoácido Quelato ou a qualquer constituinte da fórmula e nos casos de aumento de cálcio no sangue e na urina. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Atenção fenilcetonúricos: Contém fenilalanina.
Não tome medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a saúde.
- Rasgue o envelope por uma das extremidades.
- Misture o conteúdo do envelope em um copo com água, chá ou suco (aproximadamente 150 mL).
- Mexa com uma colher até misturar bem todo o pó na água, chá ou suco.
Posologia do Cálcio Aminoácido Quelato
Lactentes (de 0 a 11 meses)
Recomenda-se a ingestão diária de 500 mg de cálcio.
Crianças de 1 a 10 anos
Recomenda-se a ingestão diária de 750 mg de cálcio.
Adultos
Recomenda-se a ingestão diária de 1500 mg de cálcio. As doses sugeridas podem ser aumentadas, à critério médico, de acordo com a necessidade do paciente.
Até o momento não se tem relatos de reações adversas. Pessoas que fazem uso de cálcio em doses terapêuticas podem ter seus níveis de cálcio elevados assim como da fosfatase alcalina; recomenda-se a suspensão deste, alguns dias antes da execução de exames específicos.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cálcio Aminoácido Quelato com outros remédios?
A utilização de Cálcio Aminoácido Quelato em pacientes que estão sendo medicados com bloqueadores dos canais de cálcio deve ser criteriosamente avaliada pelo médico, pois, pode haver interferência na eficácia desta classe terapêutica.
Quais cuidados devo ter ao usar o Cálcio Aminoácido Quelato?
Gravidez e lactação
Na gravidez e durante o aleitamento materno, há necessidade de maior quantidade de cálcio. Cálcio Aminoácido Quelato é bem tolerado e não existem contraindicações de seu uso em gestantes e lactantes. A dose, a frequência de administração e o período de tempo em que este deve ser administrado serão estabelecidos pelo médico.
Informe a seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término.
Informe ao médico se está amamentando.
Crianças
Cálcio Aminoácido Quelato pode ser utilizado por crianças, embora sua dose, frequência e período de administração devem ser estabelecidos pelo médico responsável ou nutricionista.
Idosos
Cálcio Aminoácido Quelato é bem tolerado por pacientes idosos. Esta faixa etária é bastante beneficiada com este produto, devido à grande incidência de desminerização óssea neste período da vida.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Qual a ação da substância Cálcio Aminoácido Quelato?
O cálcio é essencial para a integridade funcional dos sistemas nervoso, muscular e esquelético. É um elemento indispensável ao organismo, participando da formação do tecido ósseo e da dentina durante o período de crescimento, além de intervir ativamente em outros processos de vital importância para o corpo humano. Ele intervém na função cardíaca normal, renal, respiração, coagulação sanguínea e na permeabilidade capilar da membrana celular. Ajuda a regular a liberação e armazenamento de neurotransmissores e hormônios; na captação e união de aminoácidos; na absorção de vitamina B12 e na secreção gástrica.
O cálcio é primeiramente absorvido no intestino delgado sob forma ionizada, necessitando de mecanismos ativos para que esta absorção ocorra. O cálcio utilizado para a preparação de Cálcio Aminoácido Quelato apresenta-se sob a forma de quelato, como afirmado anteriormente, sendo assim, não é ionizado na luz intestinal, utilizando-se de mecanismos já existentes no próprio organismo para a absorção dos aminoácidos, atingindo um bioaproveitamento de 44%, duas vezes maior que a absorção dos sais comuns de melhor qualidade mineral.
A utilização de cálcio na forma de aminoácido quelato é justificada devido a diversos fatores, tais como:
- Estabilidade para ultrapassar a barreira digestiva, sendo absorvido intacto;
- Não reage com outros componentes da dieta;
- Absorvido no jejuno, possui mais sítios de absorção que os sais absorvidos no duodeno;
- Não estando na forma iônica, não compete com os outros metais;
- A forma de quelato com aminoácidos é muito mais compatível com os sistemas de transportes celulares que as outras formas;
- É absorvido como quelato e assim permanece, até que os metabólitos apropriados quebrem a ligação para o uso do cálcio;
- Os aminoácidos resultantes do processo serão metabolizados como material nutricional comum.