Aloe ferox + Gentiana lutea: bula, para que serve e como usar

Aloe ferox + Gentiana lutea é um auxiliar digestivo destinado ao tratamento dos sintomas da má digestão (CID K30) e constipação intestinal ocasional de origem inespecífica (CID K59.0), indicado em casos de má digestão causada por excessos alimentares. Por ser um laxante suave, é indicado em casos de constipação intestinal ocasional de origem inespecífica (prisão de ventre).

Quais as contraindicações do Aloe ferox + Gentiana lutea?

Não deve ser usado por mães que estão amamentando, pois algumas substâncias passam através do leite.

Este medicamento é contra-indicado para uso por pacientes em recuperação alcoólica por conter álcool em sua formulação.

Este medicamento é contra-indicado para uso por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Este medicamento é contra-indicado para menores de 12 anos de idade.

Aloe ferox + Gentiana lutea está classificada na categoria de risco B de acordo com o guia para frases de alerta associadas a categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, porém não há estudos controlados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento é contra-indicado nos casos de constipação crônica, abdômen agudo, dor abdominal, doenças inflamatórias intestinais agudas (colites, Doença de Chron), obstrução intestinal, apendicite, dor abdominal de origem desconhecida e desordens renais.

Frascos âmbar de 60 e 100 mL

Como digestivo, tomar uma colher de sopa (15 mL) de Aloe ferox + Gentiana lutea uma vez ao dia, via oral, pura ou diluída em um pequeno volume de água (cerca de 50 ml). Em casos de constipação intestinal ocasional de origem inespecífica (prisão de ventre), tomar uma colher de sopa (15 mL), via oral antes de dormir.

Flaconete 15 mL

Como digestivo, tomar um flaconete de Aloe ferox + Gentiana lutea uma vez ao dia, via oral, pura ou diluída em um pequeno volume de água (cerca de 50 ml). Em casos de constipação intestinal ocasional de origem não específica (prisão de ventre), tomar um flaconete de 15 mL, via oral antes de dormir.

O limite máximo de uso diário é de 15 ml do produto.

Ainda não foram relatadas reações adversas referentes ao uso de Aloe ferox + Gentiana lutea, não sendo conhecidas, portanto, a intensidade e a freqüência destas.

Em relação as suas substâncias ativas são conhecidas algumas reações adversas, relatadas a seguir:

Reação comum (ocorre entre 1 a 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Cólicas gastrointestinais.

Reação rara (ocorre entre 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Diminuição da motilidade intestinal (associando ao uso prolongado) e arritmias cardíacas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – Notivisa, disponível em , ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Aloe ferox + Gentiana lutea com outros remédios?

Considerar a quantidade de álcool ingerida, pois cada dose de 15 mL do produto contém cerca de 5,6 mL de álcool etílico, fazendo com que, dependendo da dose ingerida, ocorra a interação desta substância com outros medicamentos ou alterações em exames laboratoriais.

A perda de potássio, resultante do uso prolongado, pode potencializar a toxicidade dos digitálicos e as arritmias, quando administrado concomitantemente com drogas antiarrítmicas. A interação com diuréticos tiazídicos, esteróides corticoadrenais e raiz de alcaçuz pode aumentar a depleção de potássio. Laxativos estimulantes podem reduzir o trânsito intestinal e a absorção de outros medicamentos administrados ao mesmo tempo.

Quais cuidados devo ter ao usar o Aloe ferox + Gentiana lutea?

Não deve ser usado por mães que estão amamentando, pois algumas substâncias passam através do leite. A urina pode tornar-se colorida pelo uso de Aloe ferox + Gentiana lutea devido à presença de substâncias coloridas no Aloe e no Ruibarbo.

Os laxantes estimulantes não devem ser tomados por mais de 1 – 2 semanas sem orientação médica. O uso de laxantes por tempo maior do que o recomendado pode causar lentidão intestinal. O uso prolongado leva a perda de eletrólitos, em particular íons potássio, podendo ocorrer hipocalemia, hiperaldosteronismo, albuminúria, hematúria, inibição da motilidade intestinal e fraqueza muscular. O uso prolongado leva a inflamação crônica da mucosa, com acúmulo de pigmentos melânicos em leucócitos e apoptose de células do cólon. As lesões pigmentadas de pseudomelanose coli desaparecem com a interrupção do tratamento.

Este medicamento é contra-indicado para menores de 12 anos de idade.

Aloe ferox + Gentiana lutea (substância ativa) está classificada na categoria de risco B de acordo com o guia para frases de alerta associadas a categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, porém não há estudos controlados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Este medicamento contém sacarose.

Este medicamento contém álcool no teor de 37ºGL.

Em caso de superdose poderá ocorrer à diminuição da capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas.

Uso em idosos

Não existe nenhuma recomendação especial para o uso do produto em pacientes idosos.

Qual a ação da substância Aloe ferox + Gentiana lutea?

Resultados de Eficácia


Na conclusão do Estudo Farmacológico Clínico, conduzido com 28 voluntários de ambos os sexos, todos os voluntários (100%) relataram melhora das funções digestivas, sendo que 7 (24,5% dos voluntários) reportaram efeito laxante, constatado através do aumento da freqüência e facilitação das evacuações, com uma dose de 15 ml. A dieta dos voluntários não teve qualquer restrição durante o estudo. Ao final do estudo constatou-se que Aloe ferox + Gentiana lutea , nas doses recomendadas é eficaz no tratamento dos distúrbios digestivos de ordem dispéptica, bem como pode ser indicada nos casos de constipação intestinal ocasional de origem inespecífica. A dose testada no estudo clínico foi de 15 mL em adultos (DEUD JOSÉ, J.J., Estudo Farmacológico Olina Essência de Vida® ).

Características Farmacológicas


Aloe ferox + Gentiana lutea é composta pela associação dos extratos vegetais de Aloe ferox + Gentiana lutea. Em estudos de Farmacologia pré-clínica Aloe ferox + Gentiana lutea, nas doses indicadas, estimula as secreções gástricas, apresenta um aumento do volume do suco gástrico, do conteúdo de muco proteínas e carboidratos, assim como a atividade proteolítica, facilitando a ação digestiva. Nos ensaios de farmacologia clínica evidenciou-se o aumento das secreções gástricas facilitando a digestão. Constatou-se também um efeito laxante, sem ocorrência de cólicas, nas doses indicadas.

Interação alimentícia: posso usar o Aloe ferox + Gentiana lutea com alimentos?

Não há relatos de interações com alimentos.

Fontes consultadas

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Olina Essência de Vida®.

Doenças relacionadas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem