Ácido Hialurônico + Sorbitol é indicado para o tratamento de osteoartrite (OA) sintomática, de forma a reduzir a dor e melhorar a mobilidade após alterações degenerativas nas articulações sinoviais do joelho e anca. Este tratamento responde aos doentes que falharam a terapêutica não farmacológica conservadora e analgésicos simples.
Fonte: Folheto Informativo do Medicamento Synolis VA.
Quais as contraindicações do Ácido Hialurônico + Sorbitol?
Ácido Hialurônico + Sorbitol não deve ser:
- Injetado em doentes com hipersensibilidade conhecida ao hialuronato de sódio e/ou preparação de sorbitol;
- Injetado em mulheres grávidas ou a amamentar;
- Injetado em doentes com menos de 18 anos;
- Injetado por via intravascular;
- Injetado em doentes com uma afeção da pele;
- Infeção no local da injeção.
Fonte: Folheto Informativo do Medicamento Synolis VA.
No tratamento de osteoartrite do joelho ou anca, o Ácido Hialurônico + Sorbitol é administrado como injeção intraarticular simples. Pode ser realizada uma injeção adicional de Ácido Hialurônico + Sorbitol quando os sintomas de OA recomeçarem ou para manutenção da gestão local da dor e função articular. No entanto, é esperado que os benefícios do tratamento durem um mínimo de 6 meses para os doentes que obtenham resposta.
Este período de tempo antes da repetição do regime de tratamento depende também da experiência do médico e/ou gravidade da afeção.
Ácido Hialurônico + Sorbitol deve ser injetado dentro da cavidade sinovial por um médico especializado na administração de injeções intra-articulares (IA).
Devem ser tomadas várias precauções antes da injeção de Ácido Hialurônico + Sorbitol:
- Qualquer efusão articular deve ser aspirada antes de injetar o gel viscoelástico.
- Ácido Hialurônico + Sorbitol deve estar à temperatura ambiente no momento da injeção IA.
- O local da injeção deve ser cuidadosamente desinfetado.
- Deve ser usado o tamanho adequado da agulha (recomendação: 18G a 21G).
- A agulha deve estar firmemente encaixada no bico luer lock da seringa.
- Injetar com precisão, apenas na cavidade articular.
Fonte: Folheto Informativo do Medicamento Synolis VA.
Existem efeitos secundários possíveis e devem ser descritos ao doente antes do tratamento. Pode ocorrer uma ligeira hemorragia durante a injeção, embora pare espontaneamente assim que a injeção é concluída.
Em situações ocasionais, pode ocorrer uma ou mais das seguintes reações imediatamente ou como reação retardada. Pode ocorrer dor local temporária, edema e/ ou efusão articular. Estas reações desaparecem geralmente em poucos dias. Se estes sintomas persistirem por mais de uma semana ou se ocorrerem outros efeitos secundários, o doente deve informar o médico. O médico pode prescrever tratamento adequado para estes efeitos indesejáveis. Os outros efeitos secundários típicos de injeções de viscossuplementos incluem inflamação, vermelhidão, inchaço, irritação da pele, reação alérgica e dos tecidos.
Fonte: Folheto Informativo do Medicamento Synolis VA.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ácido Hialurônico + Sorbitol com outros remédios?
Existe uma incompatibilidade conhecida entre o hialuronato de sódio e os sais de amónio quaternário, como o cloreto de benzalcônio. Assim, Ácido Hialurônico + Sorbitol nunca deve entrar em contato com esses produtos (por exemplo, alguns desinfetantes) nem com equipamentos médicos ou cirúrgicos tratados com este tipo de produtos. Até à data, não existem dados disponíveis sobre a compatibilidade de Ácido Hialurônico + Sorbitol com outros produtos para uso da injeção IA.
Fonte: Folheto Informativo do Medicamento Synolis VA.
Quais cuidados devo ter ao usar o Ácido Hialurônico + Sorbitol?
Antes do tratamento, os doentes devem ser informados relativamente ao dispositivo, suas contraindicações e possíveis efeitos secundários.
Não use Ácido Hialurônico + Sorbitol para qualquer indicação que não OA sintomática. Na ausência de dados clínicos disponíveis sobre a tolerância da injeção de Ácido Hialurônico + Sorbitol em doentes com antecedentes de ou com doença autoimune ativa, o médico deve decidir injetar ou não Ácido Hialurônico + Sorbitol caso a caso, dependendo da natureza da doença, bem como dos tratamentos concomitantes associados.
É recomendado propor um teste prévio para estes doentes e não administrar a injeção caso a doença esteja a evoluir. É igualmente recomendado monitorizar cuidadosamente estes doentes após a injeção.
Verificar a integridade da embalagem interior antes da utilização e verificar o prazo de validade. Não utilizar o produto se o prazo de validade tiver sido ultrapassado ou se a embalagem estiver aberta ou danificada. Não transferir Ácido Hialurônico + Sorbitol para outro recipiente e não adicionar outros ingredientes ao produto.
A injeção intra-articular deve ser realizada cuidadosamente, de forma a evitar:
- Injetar numa articulação de um membro com estase linfática ou venosa;
- Injetar uma articulação infetada e inflamada;
- Injetar fora da cavidade intra-articular ou na membrana sinovial. A injeção de gel viscoelástico na zona perisinovial pode ser dolorosa devido à compressão dos tecidos circundantes;
- Injetar caso exista efusão articular significativa.
A solução Ácido Hialurônico + Sorbitol deve ser administrada sob condições assépticas rigorosas.
Ácido Hialurônico + Sorbitol é um produto de utilização única, que não deve ser usado em doentes diferentes e/ou em sessões diferentes. Não deve ser novamente esterilizado.
A reutilização de produtos de uso único pode causar infeções, uma vez que a esterilidade não se mantém.
Apenas o gel está estéril; o mesmo não se verifica na parte exterior da seringa.
Os doentes são aconselhados a evitar qualquer atividade física intensa durante, pelo menos, 48 horas após a injeção intra-articular.
Elimine a seringa de acordo com a prática clínica aceitável e requisitos nacionais, locais e institucionais aplicáveis.
Fonte: Folheto Informativo do Medicamento Synolis VA.
Qual a ação da substância Ácido Hialurônico + Sorbitol?
Ácido Hialurônico + Sorbitol é uma solução viscoelástica, estéril, apirogênica, isotônica e tamponada de hialuronato de sódio a 2%. O hialuronato de sódio usado em Ácido Hialurônico + Sorbitol é obtido por fermentação bacteriana e tem um elevado peso molecular (molecular weight, m.w.) médio de 2 MDaltons. Ácido Hialurônico + Sorbitol tem um pH neutro de 6,8 – 7,4 semelhante ao líquido sinovial.
A concentração elevada e m.w. do hialuronato de sódio, combinado com um poliol (sorbitol) que limita a sua degradação, confere a capacidade desta solução viscoelástica restaurar a lubrificação das articulações e propriedades de absorção de choque, semelhante ao líquido sinovial saudável. Ácido Hialurônico + Sorbitol atua restaurando as propriedades fisiológicas e viscoelásticas do líquido sinovial progressivamente perdidas no decurso do desenvolvimento de osteoartrite (OA).
Portanto, Ácido Hialurônico + Sorbitol reduz a dor e o desconforto locais causados pela OA sintomática e melhora a mobilidade das articulações sinoviais.
Fonte: Folheto Informativo do Medicamento Synolis VA.