Saccharomyces boulardii - 17 liofilizado: bula, para que serve e como usar

Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado é destinado ao tratamento, como adjuvante, da diarreia produzida por Clostridium difficile, por antibioticoterapia ou quimioterapia e na restauração da flora intestinal fisiológica.

Informações além da bula: Saccharomyces boulardii

Quais as contraindicações do Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado?

Não são conhecidas, até o momento, condições que contraindiquem o uso de Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado, excetuando eventuais hipersensibilidades aos excipientes.

Atenção diabéticos: contém açúcar. (Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado 200mg pó).

Este medicamento contém lactose e portanto pode conter traços de outros compostos derivados do leite.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado 100 mg cápsula

Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarreia por Clostridium difficile:

2 cápsulas, duas vezes ao dia.

Nas alterações crônicas da flora intestinal:

1 cápsula, duas vezes ao dia.

Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado 200 mg cápsula

Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarreia por Clostridium difficile:

1 cápsula, duas vezes ao dia.

Nas alterações crônicas da flora intestinal:

1 cápsula, uma vez ao dia.

As cápsulas devem ser ingeridas inteiras, sem mastigar, com um pouco de líquido. Em caso de necessidade (crianças ou pacientes com dificuldades de engolir), recomenda-se abrir as cápsulas e misturar seu conteúdo a mamadeiras, pequenas quantidades de líquidos ou alimentos semissólidos. Não adicionar o produto a líquidos ou alimentos quentes (acima de 60ºC) ou gelados, assim como a bebidas alcoólicas.

Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado 200 mg envelope

Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarreia por Clostridium difficile:

1 envelope, duas vezes ao dia.

Nas alterações crônicas da flora intestinal:

1 envelope, uma vez ao dia.

O conteúdo do envelope deve ser dissolvido em 100 mL (um copo) de água, agitar até a total homogeneização. Beber imediatamente após o preparo. Para crianças pequenas, recomenda-se adicionar o conteúdo do envelope à mamadeiras, pequenas quantidades de líquidos, alimentos semissólidos ou diretamente na boca. Não adicionar o produto a líquidos ou alimentos quentes (temperatura acima de 60ºC) ou gelados, assim como a bebidas alcoólicas.

Tanto as cápsulas, quanto o conteúdo dos envelopes devem ser administrados em jejum ou meia hora antes das refeições. No caso de pacientes sob tratamento com antibióticos e quimioterápicos, administrar  Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado um pouco antes desses medicamentos. Após a abertura das cápsulas ou envelopes, Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado deve ser imediatamente ingerido, pois o contato com o ar e a umidade alteram o prazo de validade do produto.

A posologia de Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado pode ser alterada a critério médico. Na maioria dos casos, são suficientes dois a três dias de tratamento. Se os sintomas persistirem após cinco dias, deve-se rever o diagnóstico e modificar a terapia.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Não são conhecidos, até o presente, relatos de reações desagradáveis decorrentes do uso de Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado. Em algumas crianças ou lactentes, pode-se observar cheiro de fermento nas fezes, sem qualquer significado nocivo.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos – VIGIMED, disponível em ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado maior do que a recomendada?

Em estudos de toxicologia animal, não foi possível a determinação da DL50, mesmo empregando-se doses muito superiores às indicadas para o homem.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado com outros remédios?

Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado não deve ser administrado juntamente com agentes fungicidas e fungistáticos, como os poliênicos e os derivados do imidazol, que poderiam inativá-los, reduzindo ou anulando seu efeito terapêutico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado?

Por ser produto não absorvido, portanto desprovido de ações sistêmicas, desconhecem-se restrições ao uso de Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado, que pode ser empregado também em gestantes, mulheres que estejam amamentando e lactentes. O produto não pode ser ingerido juntamente com bebidas alcoólicas.

Atenção diabéticos: contém açúcar (Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado (substância ativa) 200mg pó).

Este medicamento contém lactose e portanto pode conter traços de outros compostos derivados do leite.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a ação da substância Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado?

Resultados de Eficácia


Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado beneficia o desenvolvimento da flora intestinal fisiológica, impedindo a proliferação dos germes potencialmente nocivos ao tubo digestivo. Diversas propriedades do Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado contribuem para explicar o efeito terapêutico de Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado (substância ativa): Antagonismo microbiano: pode-se demonstrar in vitro que o Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado inibe o crescimento de diferentes agentes patogênicos, tais como: Proteus, Escherichia coli, Shigella, Salmonella, Pseudomonas, Staphylococcus e Candida albicans. Foi também demonstrada inibição in vivo do desenvolvimento desse último micro-organismo. Síntese de vitaminas do complexo B: produção de tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido nicotínico. Aumento da atividade enzimática: o tratamento oral de voluntários humanos e ratos com  Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado, está relacionado com aumento acentuado na atividade das dissacaridases (sacarase, lactase e maltase). A ação do Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado nas alterações infecciosas da flora intestinal, ao que tudo indica, está associada ao seu efeito antagônico direto, à estimulação do antagonismo biológico das bactérias coli não patogênicas e às propriedades metabólicas do levedo que, administrados em concentrações elevadas, impede o desenvolvimento de populações bacterianas anormalmente proliferadas, restabelecendo o equilíbrio da flora intestinal. Essa ação antagônica do Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado sobre micro-organismos patogênicos, como o Clostridium difficile, pode explicar, ainda, sua ação sobre a diarreia que surge em decorrência da antibioticoterapia.

Características Farmacológicas


Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado é um preparado biológico cujo princípio ativo é o levedo Saccharomyces boulardii – 17 liofilizado, que foi isolado de frutas silvestres tropicais. É um micro-organismo vivo, resistente à ação dos sucos gástricos, entérico e pancreático, assim como à da bile, antibióticos e quimioterápicos.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Floralon.

Doenças relacionadas

Diarreia, Equilíbrio da Flora Intestinal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem