Cumarina + Heparina Sódica: bula, para que serve e como usar

Hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

Não deve ser usado em lesões abertas (solução de continuidade).

Cumarina + Heparina destina-se exclusivamente a uso local (tópico).

Aplicar duas ou três vezes ao dia uma fina camada do creme na região afetada, fazendo leve massagem.

Aguardar a absorção completa do creme. Eventualmente, a critério médico, pode ser recomendado tratamento combinado com Cumarina + Heparina drágeas.

Os seguintes eventos adversos foram recebidos no período pós-comercialização, e considerados reações adversas pela empresa:

Prurido no local de aplicação e eritema no local de aplicação. É desconhecida a frequência de tais reações adversas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – Notivisa, disponível em ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Até o momento não há relatos de casos de interação medicamentosa com o produto.

Gravidez e lactação

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento. Informe ao médico se estiver amamentando.

Categoria C de risco na gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos

Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso deste produto por pacientes idosos.

Até o momento não há relatos de casos de interação medicamentosa com o produto.

Resultados de Eficácia


Os componentes ativos de Cumarina + Heparina são agentes muito conhecidos e usados clinicamente em seres humanos há muitas décadas, com eficácia e segurança. Um estudo de revisão considerou os resultados do uso tópico da associação em seis estudos clínicos duplo-cegos controlados com placebo em pacientes com linfedema dos membros inferiores, tendo verificado redução de dor mais intensa no grupo tratado com a associação. Nos pacientes de grau 1, a redução foi de 18%; nos de grau 2, de 17. Houve melhora da maioria dos sintomas [Casley-Smith JR. Benzopyrones in the treatment of limphoedema. Int Angiol 1999,18:31-41]. Um estudo conduzido em pacientes com flebite superficial, tratados por sete a dez dias com o produto, comprovou eficácia e segurança na redução da flebite e dos sintomas locais (dor, eritema, edema) [Katakkar SB. Use of heparin as a topical antithrombotic and anti-inflammatory agent. J Nat Cancer Inst 1993;85(22):1865]. Um estudo comparou a eficácia de Cumarina + Heparina com a de um creme à base de um heparinoide em vários tipos de lesões angiológicas e constatou melhora significativa com relação à gravidade da doença quanto a dor, prurido, trombose, ulceração, infecção e edema no grupo tratado com a associação em comparação com o controle (p<0,05), [Ghiringhelli L. Studio controlato di una crema per uso topico a base de eparina e di um eparinoide nel trattamento de affezioni angiologiche. Boll Chim Farm. 1984;123(4):42S-46S].

Características Farmacológicas


Cumarina + Heparina pode ser usado em casos de doenças com distúrbios nas funções vasculares periféricas venosas e linfáticas, ocorrências de estase venosa e linfática associada a inflamações, rubor, dor e edemas. Cumarina + Heparina contém substâncias ativas que inibem a formação de edemas inflamatórios locais, promovendo a diminuição dos edemas e cicatrização após lesões e cirurgias. Acelera a regeneração dos capilares no tecido lesado e melhora a circulação da rede capilar, protegendo as paredes vasculares contra lesões e aumentando o fluxo sanguíneo. Além disso, provoca a dissolução de espasmos nos vasos e seus segmentos, fazendo com que a circulação sanguínea e linfática se normalize. A rápida absorção da substância ativa pela pele e sua distribuição ao sistema vascular deve ser especialmente ressaltada.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Venalot® H.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem